Sunday, April 08, 2007

O QUE HÁ COM O SAMBA

O que acontece com o samba? Porque ritmos com o sertanejo, por exemplo, conseguem se manter na ponta do sucesso independente das oscilações do mercado? Por que eles continuam sempre em evidencia? Fiquei pensando, no samba falta organização, falta união, falta espírito de equipe, os outros gêneros se organizam, se respeitam, acima de tudo se unem, nós estamos sempre quebrando a cara e dando de presente pra outros a nossa cultura o nosso espaço, fico observando a galerinha do samba ao alcançar o primeiro sucesso, já não conhecem mais os seus amigos, já não gravam mais aquele que lhes deu este primeiro sucesso, já não querem mais aquele produtor que os conduziu ao lugar que se encontram, me lembro que quando assinamos um contrato com a Sony Music, subimos unidos, mas ao descermos no elevador com o contrato assinado, alguns membros do grupo já se separaram, ficaram num canto, longe dos demais, era o sucesso subindo na cabeça antes mesmo de acontecer e não aconteceu, um grupo de quase vinte anos se acabou praticamente ali. Percebi neste momento a grande dificuldade de nós sambistas de assimilarmos uma condição de exposição maior, a grande realidade é que entramos na onda imediatamente, não queremos mais gravar as nossas raízes e entramos na armadilha do modernismo do imediatismo. é exatamente ai que decretamos a nossa derrota, vamos até resistir um tempinho mais passamos como a um vendaval, quantos grupos e artistas começaram a procurar o compositor do momento pois ele era o cara, rapidamente tornaram-se cansativos e caíram na mesmice, quantos parecidos com outros, muitas vezes nem mesmo o original resistiu. Outro dia um garoto entrou no meu Messenger, me pediu para lhe apresentar algumas músicas pois estaria para gravar um CD com o seu grupo, me disse que quem produziria seria um colega meu, fiquei contente, me disse - você poderia nos mandar um partidinho, olha o termo, um partidinho, o que fiz, mandei um partido e uma romântica, ele retornou e me disse - olha aquela mais rápida eu não gostei daquele partidinho romântico, eu me assustei, partido romântico? - Outra coisa você não teria uma coisa mais moderna, eu pensei - Mais esta é a mais recente, questionei o tipo e ele disse - eu queria uma coisa assim como e grupo tal, gente este grupo nunca fez samba quanto mais partido.
Eu tive que mandar o rapaz dar uma estudada. É assim os ditos sambistas atuais não sabem nem mesmo o que estão gravando ou tocando por ai, assim fica difícil preservar nossa cultura muito mais nossa identidade cultural, por isto é que continuaremos contando a história do século passado com os nomes da era que se foi sem que haja uma renovação no samba. O pior é que surgem redutos que se dizem defensores de nossa raiz e fazem do movimento um Clã intransponível, fico pensando se este é ou será sempre o caminho do samba que tanto amamos. O que dizer das Escolas de Samba?

No comments: